quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE RACISMO

PROJETO EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

TEMA: Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.

SUBTEMA: Educação não tem cor

ÁREA(S) DO CONHECIMENTO: Na Educação Infantil, as áreas de conhecimento precisam ser entendidas numa perspectiva interdisciplinar, já que a contribuição de todas é fundamental para a não fragmentação do conhecimento e para respaldar o entendimento e a organização dos contextos educativos.

JUSTIFICATIVA

A escola é um local onde é possível intervir na formação de opinião, conceito e consciência das crianças a cerca da igualdade entre culturas, valores econômicos, sociais e caracteres fisiológicos, por exemplo, a cor da pele, tipo de cabelo, deficiência de física, etc. No entanto, observa-se que no contexto escolar, muitos professores declaram-se despreparados e inseguros para abordar temas polêmicos, como o da discriminação racial.
A atividade do projeto promoverá a valorização do negro, o respeito entre as crianças e também entre estas e seus educadores. O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo, na educação infantil, onde o primeiro desafio é produzir o entendimento da identidade e equidade racial, devendo estar focada na diversidade cultural e étnica, no fortalecimento da identidade dos descendentes afro-brasileiros, para que as crianças brancas ou negras se vejam como semelhantes.
Lima(2005- apud Edemar Moteiro) ressalta que é na educação infantil que são formados os primeiros embriões dos valores humanos, os costumes e os princípios éticos e democráticos da criança.
O projeto “Educação não tem cor” propõe a implementação de atividades educacionais, que transmitam e ressaltem a importância da cultura e história afro-brasileira às crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Maria Dallafiora Costa na turma Infantil II- A. Visando promover a estes alunos a formação de futuros cidadãos sensíveis ao racismo, capazes de defender e garantir direitos igualitários. Naqueles suscitará questionamento e discussões relacionadas à temática do projeto.



OBJETIVO GERAL

Estimular nas crianças negras uma maior aceitação da sua cor, buscando resgatar sua auto-estima através da valorização da cultura negra, do sentimento de igualdade de direitos e do respeito às diferenças, prevenindo o desenvolvimento do racismo nas crianças brancas.


Objetivos específicos

 Promover o auto-conhecimento e valorização das crianças;
 Melhorar as relações entre alunos negros e não negros;
 Diminuir a ocorrência de casos discriminatórios nas salas de aula;
 Mostrar as crianças as vantagens da igualdade racial;
 Contribuir para a formação de futuros cidadãos sensíveis ao racismo, capazes de defender e garantir direitos de igualdade racial;


RECURSOS UTILIZADOS

• TV
• DVDs
• Aparelho de DVD
• Aparelho de som
• Fantoches
• Casinha de fantoches
• Desenhos
• Data-show
• Notebook
• Câmera digital
• Livros infantis

METODOLOGIA E EXECUÇÃO

Levando-se em conta o grande interesse que as crianças nesta faixa etária apresentam por histórias, optamos por começar contando a história “Menina Bonita do Laço de Fita”, que será contada com a utilização de fantoches ilustrativos da história, a partir disso então, falar para as crianças que nem todos nascem com a pele igual, muitas pessoas nascem com a pele negra mas mesmo assim devem ser respeitadas e ter os mesmos direitos que as outras pessoas.
Realizar a “Dinâmica do Abraço”, onde todas as crianças e as professoras formarão uma roda, a professora sorteia ou escolhe um aluno para começar a brincadeira abraçando cada colega da roda seguindo o sentido horário ou o que a turma preferir, ele irá passar a mão nas costas de cada colega enquanto o abraça e dizer a ele “Que bom que você é meu colega”, quando todas as crianças tiverem abraçado a todas as outras da roda, a professora propõe um grande abraço coletivo cantando a música “ Amigo ooo, que bom que você veio ooo/ Foi Jesus quem te mando ooo/ E você aceitou/ Amigo que bom, que bom que você veio.”
Expor na sala pequenos cartazes que falam dos dez principais direitos das crianças e que as mesmas também devem respeitá-los em relação aos seus colegas. (Os cartazes estão nos anexos)
Assistir o filme “ A princesa e o sapo” chamando a atenção das crianças que essa princesa será uma princesa diferente e após assistir o filme questionar o que eles viram de diferente nessa princesa em relação as outras de outros filmes que eles já assistiram, pedir então que cada criança faça um desenho representando a parte do filme que mais gostou.
Contar a história “A bonequinha Preta”, com utilização do data show, para em seguida pedir as crianças que recontem a história oralmente da forma que entenderam, logo após pedir que façam um desenho ilustrando a história trabalhada.
No final de todas as atividades fazer uma roda de conversa e perguntar se gostaram das atividades trabalhadas, o que mais gostaram e porquê?




AVALIAÇÃO

A avaliação deverá ser de forma continua e periódica, ocorrendo através da observação realizada pelos professores em diversificados momentos.


Bibliografia

http://www.siex.ufmg.br/siexBin/WebCollege.dll//SIEX_AtividadeDetalhes?Atividade=34865&TipoAtividade=2
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/educacao-nao-tem-cor-425486.shtml
http://www.webartigos.com/articles/14416/1/PRECONCEITO-RACIAL-RACISMO-E-DISCRIMINACAO-NA-EDUCACAO-INFANTIL-A-FORMACAO-DOCENTE-EM-DISCUSSAO/pagina1.html
Oliveira, Alaíde Lisboa de; A bonequinha Preta. 13 e. Rio de Janeiro: Editora Le, 1938
Gomes, Nilma Lino; Betina; ilustrado por Denise Nascimento. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.
Puntel, Luiz. Chaguri, Fátima; O grito do Hip Hop; ilustrações Libero. São Paulo: Editora Ática, Série Vaga-Lume: 2010.
Machado, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramentos 1986. São Paulo: Ática, 1998.

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