quarta-feira, 20 de abril de 2011

ESBOÇO DE PROJETO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO JARDINAGEM

APRESENTAÇÃO
O Presente documento prevê a implementação do “projeto jardinagem” na escola Maria Dallafiora Costa, o qual desenvolve ações que visam promover a valorização do ambiente em que se vive e da natureza. Visa também, mostrar aos alunos, professores e funcionários que as pessoas e a natureza podem viver em perfeita harmonia e equilíbrio.

JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema “Jardinagem” vem de encontro com o Curso Processo Formativo em Educação Ambiental, devido a isso e a necessidade de ver nosso local de trabalho mais bonito e acolhedor é que escolhemos trabalhar esta proposta, aproveitando o espaço disponível na escola e assim também desenvolver nas pessoas o interesse e cuidado pelo ambiente
O trabalho representa para as pessoas um instrumento importante para o convívio social, isto vem a contribuir para seu bem estar e o da comunidade em que se vive.
Este trabalho também possibilitará a comunidade escola Maria Dallafiora Costa uma pequena idéia, mas muito importante para as crianças sobre a valorização e cuidado que todos podem ter para preservar o ambiente escolar deixando ele mais agradável e gostoso de se viver, assim todos podem ajudar a cuidar das plantas do jardim e se possível cultivar novas.

OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto de jardinagem é proporcionar as pessoas que chegam ao nosso colégio uma boa receptividade e bem estar, por chegar em um local bonito e agradável devido a aparência que o jardim proporciona.
Mostrar a todos as pessoas que ali trabalham, estudam e visitam que é possível viver em um local onde se pode ver o belo que foi desenvolvido pelas próprias crianças e funcionários da nossa escola, sabendo assim valorizar mais o verde que nos cerca.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Desenvolver padrões de desempenho que correspondem aos exigidos no ambiente escolar;
 Proporcionar uma boa aparência a escola para a presença de visitantes;
 Mostrar as pessoas que ali chegam como a escola é um local agradável;
 Desenvolver nos alunos o respeito e a valorização pelas plantas e pela natureza em geral.

METODOLOGIA
Este projeto deverá ser desenvolvido por meio de atividades práticas em ambientes com situações reais de trabalho através de um grupo de alunos e professores que desenvolverá um projeto sobre jardim.
Os conteúdos programáticos deste projeto deverão ser divididos em vários níveis:
- Fotos do local, antes do preparo do solo;
- Preparo do solo com ajuda e participação dos alunos;
- Plantio de diferentes mudas de flores e folhagens;
- Irrigação diária e conversas sobre cuidados com as plantas;
- Fotos do jardim diariamente mostrando seu desenvolvimento.

AVALIAÇÃO
A avaliação será continua e integral. Estará sendo feita também através da observação das fotos a serem tiradas durante as atividades.

Referencia Bibliográfica

Ferreira, Ivan Dura. Meio ambiente, sociedade e educação – Brasília: Centro de Educação a Distância – CEAD, universidade de Brasília, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário